José Manuel Pereira dos Reis nasceu a 30 de Janeiro de 1879, na aldeia de Vermelha, concelho do Cadaval, em Lisboa. Com dez anos de idade entrou no Seminário Patriarcal de Santarém, sendo ordenado sacerdote a 19 de Novembro de 1903.
Depois de haver concluído os seus estudos na então Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, começou a servir o Patriarcado de Lisboa, e foi professor no Seminário de Santarém, secretário pessoal do Cardeal Mendes Belo e secretário da Cúria, colaborando com o então Arcebispo de Mitilene, D. João Evangelista de Lima Vidal; foi pároco da freguesia de Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa, e ainda assistente eclesiástico da Juventude Católica de Lisboa.
Em 1931, Monsenhor Pereira dos Reis foi nomeado Reitor do Seminário dos Olivais, cargo que ocuparia, numa primeira fase, até 1945. Deixou o Seminário dos Olivais entre 1945 e 1948 para desempenhar o cargo de conselheiro eclesiástico da embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma.
De volta a Portugal, regressa à reitoria do Seminário, onde permanece até 1951. Nesse ano, a 13 de Novembro, entra no Mosteiro de Singeverga, como oblato regular da Ordem de São Bento.
Desde cedo revelou bastante interesse e cuidado pela liturgia, e por isso foi uma figura ilustre do Movimento Litúrgico em Portugal.
Monsenhor Pereira dos Reis veio a falecer a 9 de Maio de 1960, com 81 anos de idade, no Roriz, Santo Tirso.

0

Your Cart